quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

seis segredos

A Camila me pediu para contar seis segredos. Ora, se são segredos não vai ser aqui que vou contá-los, embora o número de leitores desse cantinho seja tão reduzido que mesmo estampados aqui os segredos talvez continuem quietos nos seus cantos, silenciosos e intocados.
Comecei a pensar sobre segredos e cheguei à conclusão que tenho poucos pouquíssimos segredos. Segredos de cama não são segredos, são intimidades que devem ser sussurradas ali, na cama, ou no ouvido de quem quero que vá para lá. Segredos de família pertencem à esfera do divã, ou dos barracos em família, e como isse aqui não é um filme do Lars Von Trier também não é o caso de proclamá-los assim em praça pública.
Os segredos das minhas amigas confiados a mim, não sou eu que vou revelá-los - se bem que um segredo contado é um segredo que pede para ser espalhado, louco para deixar de ser segredo e passar à condição de notícia.

Mesmo se transformasse isso aqui em cama, divã e ouvidos amigos ( e o blog, às vezes, é tudo isso mesmo ainda que sem sê-lo de fato) não lembro de seis segredos. Acho que meus segredos verdadeiros ficaram tão quietos nos seus cantos que me esqueci deles, então que eles fiquem por lá. Em suma, sou do tipo que senta e conta tudo da vida, para todo mundo, e gosto de pessoas assim e gosto que seja assim.

De qualquer maneira, o convite é gentil, de pessoa amiga, e aqui vão então seis coisas que quem não morou comigo não sabe sobre mim:

- durmo abraçada com dois bichos de pelúcia, um leão e um bicho preguiça. Os bichos me foram dados pelos dois homens que amei na vida, um passado e outro ainda presente. O engraçado é que os bichos revelam muito do que é cada um desses homens.

- não tenho um cachorro porque não tenho coragem de me responsabilizar por nenhum ser vivo nesse momento, a única planta que tenho em casa vive à mingua, coitada, porque ela não fala e não se mexe e eu esqueço que ela é viva.

- dizem que eu sou a mulher mais mulherzinha do planeta, mas eu deixo toalha molhada em cima da cama e sapatos na sala.

- não consigo deitar na cama e dormir direto. Preciso sempre ler alguma coisa e gosto muito quando sonho a continuação do que estava lendo.

- sonho em palavras. Reparei nisso ultimamente, meus sonhos são narrativos, quase não têm imagens, têm muitas falas e alguns são pura fala. Acho. Não sei. De qualquer maneira fico contente quando me lembro dos meus sonhos porque fico achando que isso é um sinal de saúde mental. Não é sempre que me lembro dos meus sonhos.

- Quando vou à academia de ginástica fico um tempo grande no vestiário reparando em como as mulheres se cuidam para aprender como é que faz.

é isso. Um beijo Cá.

3 comentários:

Camila disse...

L.!!! Obrigada por participar da brincadeira, gostei demais de saber os seus segredinhos todos e me impressionei muitíssimo com o último, que não sei se você reparou, é análogo ao meu número seis. Bom, eu também fui criada com essa espécie de déficit feminino, e por muito tempo eu achava que "as mulheres", esses seres misteriosos, sabiam se arrumar, vestir, maquilar, depilar, se cuidar, enfim - e eu ficava me sentindo meio que um farsa nessa história toda, sem saber fazer nenhuma dessas coisas direito. Mas sabe que depois isso passou? E passou de um jeito curioso: não é que eu tenha aprendido essas coisas magníficas que as mulheres sabem. Simplesmente me convenci (e sem me dar conta - só percebi isso quando o processo já estava concluído) de que esse saber das mulheres que se maquilam e vestem é totalmente suposto. Na verdade, ninguém sabe é de nada. Que nem nas palestras sobre a essência e a existência do sujeito pré-nietzscheano e pós-babilônico. Quer dizer; disso eu ainda não estou totalmente convencida. Eu ainda mantenho minha fé, sei lá, no Idelber, ainda acho que o Idelber entende essas coisas. Mas isso das mulheres, eu joguei a toalha. Mulher nenhuma sabe. São todas inseguras e dependentes da aprovação alheia. Igualzinho a mim.

Beijos e bom fim de semana!

l disse...

Ow Camila!!
estou morrendo de inveja do seu final de semana!
cuida bem do homi, tá? curtam.
beeijo e obrigada pelo convite.
e ah sim!
vc tem toda razão.

lu disse...

ah, que legal ler que lembrar dos seus sonhos é sinal de saúde mental. nunca pensei nisso, mas acho que não deve ser não...
ontem eu sonhei que o cara com quem eu tinha transado naquela noite estava me contando que tinha feito uma operação; hoje, sonhei que eu tinha um tio gostoso e rico que estava dando em cima de mim, e eu queria ficar com ele mas pensava que se ele casou com a minha tia não podia ser gente boa então era melhor me afastar. hahahaha procurando a saúde mental no fato de eu sempre me lembrar dessas bobagens que sonho... mas meus sonhos são imagens e sensações. talvez lembrar de sonhos-palavras tenha algo a ver mesmo.
amei seus segredos não-secretos.